sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dica para quem tem notebook ;)

Dicas para solucionar o maior problema dos Notebooks: super-aquecimento.

24/01/2011

Só quem tem um Notebook, ou um Laptop tem a verdadeira noção do perrengue representado pelo super-aquecimento. Na realidade, ele é a pior tragédia que normalmente acontece neste tipo de equipamento, pois os fabricantes fazem questão de enfiar muitos componentes no menor espaço possível, com um agravante: não dão a mínima bola para um bom layout de refrigeração.
Notebook super-aquecimento

As consequencias do super-aquecimento são no mínimo irritantes:
- quando o seu micro desliga na sua cara, você perde todos os dados digitados até aquele momento;
- a velocidade do processador cai para o modo tartaruga;
- quando algumas partes do chipset superaquecem, algumas funções de hardware são perdidas para sempre.

Por falar em perdas de funções, a linha de Notebooks ACER é famosa por apresentar problemas irreversíveis de paralisação de mouse, teclado e entradas USB. Este post contém vários relatos de usuários que tiveram o equipamento praticamente inutilizado depois de alguns meses de uso:
Notebook Acer com mouse e teclado travados é lixo?

Hoje sabemos que os defeitos nos ACER tem uma única causa: o super-aquecimento bárbaro. Por causa de algum erro de projeto, ao invés da fonte se desligar quanto o a placa atinge determinada temperatura, o equipamento continua funcionando até a inutilização de alguns componentes da sua controladora de periféricos.

Nas demais marcas de notebooks, o super-aquecimento pode acontecer com o tempo de uso, ou começar com o computador ainda novo.

- Quando o equipamento tem mais de um ano, os vários componentes responsáveis pelo arrefecimento ficam sujos de poeira e perdem a função refrigeradora. Neste caso torna-se imprescindível usar um compressor de ar para proceder a limpeza.

- Quando num equipamento novo você nota que a ventoinha funciona muito tempo com barulho forte, significa que há erro de projeto na entrada ou saída de ar.

Neste caso, não há escapatória, pois você terá que apelar necessariamente para a gambiarra se não quiser que o seu Notebook vire um ACER.

Apliquei os conhecimentos adquiridos na internet através da busca do termo "laptop overheating" no micro da minha esposa, um DELL Inspiron 1525. A vista geral inferior pode ser observada nesta foto; repare como as entradas de ar para a ventoinha são minúsculas - fato que inviabiliza a limpeza da ventoinha sem o desmonte.
Entrada AR ventoinha Dell Inspiron 1525
Observação: este chassis não é exatamente igual ao meu, mas serve de referência.
Eu já tinha reparado que a ventoinha funcionava durante muitos períodos, intermitentemente, na velocidade máxima. Constatei também que a saída de ar na traseira é grande suficientemente para não causar problemas. Então, parti para solução radical de recortar a parte de plástico de cima da área da da ventoinha. Ora, conforme pode ser visto na foto abaixo, há por baixo do plástico uma armação de lata, a qual deixei para a proteção da ventoinha.
Gambiarra DELL Inspiron 1525
A retirada do plástico facilitou a limpeza periódica da ventoinha com compressor de ar, sem precisar desmontar o equipamento. O resultado foi espetacular: agora a ventoinha só funciona na velocidade mínima.

A solução aplicada a este modelo pode não ser a mesma para outras marcas. Portanto faça uma analise crítica o fluxo de ar do seu notebook, para descobrir se ele não tem estrangulamentos tanto nas entradas, quanto nas saídas de ar. Se houver alguma espécie de filtro em qualquer uma delas, ele deverá ser imediatamente sacado fora. Se você chegar à conclusão de que tem de abrir buracos extras no gabinete, é melhor fazê-los e ter um computador feio que dure bastante, do que ter uma algo que vai depressa para o lixo. Além do mais, independentemente de quantos buracos você fizer, o preço de um notebook usado não vale nada mesmo.

http://www.blogpaedia.com.br/2011/01/dicas-para-solucionar-o-maior-problema.html

2 comentários:

  1. Que fique bem claro que a Paty mudou sua opção, agora ela desistiu dos vestibulares e faz um curso de manutenção de PCs!!!! =P

    ResponderExcluir
  2. Curtii a matéria Paty!!!
    =)

    ResponderExcluir